Traduzir

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Que tal me emprestar sua visão? Seja um audiodescritor!

Amigo leitor que enxerga, Imagine que por alguns minutos você me empresta a sua visão. Com ela, eu poderia enxergar muitas coisas! As pessoas, as cores, os ambientes; a natureza, as fotografias, os jardins floridos; o sol ou as estrelas, o mar, as nuvens e tudo de bom ou de ruim que a vista fosse capaz de alcançar. E, quando acabasse o tempo, e sua visão fosse devolvida, eu eternizaria em minha mente todas as sensações que vivi por poder enxergar muitas coisas, em detalhes, por algum tempo. Não seria lindo? Você se sentiria feliz por contribuir com a minha vontade de enxergar e eu me sentiria muito agradecida pelo empréstimo!

Mas isso não precisa ficar no plano imaginário. Você pode emprestar a sua visão e a sua voz para mim e para milhares de outras pessoas cegas! Sabe como? Se tornando um audiodescritor. Inscreva-se no 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁUDIO-DESCRITORES – “IMAGENS QUE FALAM”, que acontecerá de 03 a 07 de agosto, no Hotel Ponta Verde. Pessoas cegas também poderão se inscrever e serão capacitadas a atuar como consultores em audiodescrição.

Neste curso você aprenderá a melhor maneira de descrever o que você vê. A audiodescrição é uma realidade e vem ganhando espaço na programação televisiva, no teatro, na dança e em outras manifestações culturais. Só na televisão, o recurso de audiodescrição deve estar presente em seis horas de programação semanal. Esse número tende a aumentar com o passar dos anos. Isso significa que um audiodescritor poderá conquistar grandes oportunidades no mercado de trabalho e ainda fazer a diferença na vida das pessoas cegas.

Podem participar pessoas de diversas áreas de formação: RH, Psicologia, comunicação, teatro, educação e muito mais!
Saiba todos os detalhes sobre o curso acessando o blog
Guerreiros da Inclusão
Se tiver alguma dúvida ou dificuldade, escreva diretamente para o e-mail institutoguerreirosdainclusao@gmail.com
Nos vemos lá.

2 comentários:

  1. Alagoas realiza, em agosto, primeiro curso para formação de áudio-descritores

    As inscrições para o 1° curso de tradução visual com ênfase na áudio-descrição, denominado “Imagens que Falam”, ainda estão abertas e podem ser realizadas através do sítio: www.guerreirosdainclusao.blogspot.com.br ou do email: institutoguerreirosdainclusão@gmail.com.

    O curso de áudio-descrição é promovido pelo Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI), em parceria com a Mareventos - Cursos e Palestras. Tem o apoio da Empresa Brasileira de Acessibilidade, Comunicação, Educação e Inclusão (EMBRACEI), da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos e da Associação Brasileira de Recursos Humanos, em Alagoas (ABRH/AL). A formação acontece no período de 3 a 7 de agosto próximo .

    Prevista em lei, a áudio-descrição é um recurso de acessibilidade que permite às pessoas com deficiência visual poderem assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, publicidades, exposições, mostras e musicais.

    O treinamento será ministrado e coordenado pelo Professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Psicólogo e Tradutor Francisco Lima. Formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp- Assis/SP), e doutorado em Psicofísica Sensorial, pela Universidade de São Paulo (USP), ele também é tradutor e intérprete pela Escola Americana Instituto Mackenzie de São Paulo. Usuário de cão guia, Lima tem larga experiência na inclusão da pessoa com deficiência.

    O público do curso é abrangente e engloba profissionais e estudantes de áreas como educação saúde, recursos humanos, psicologia, direito, segurança e medicina do trabalho, reabilitação, fisioterapia, terapia ocupacional, além de profissionais das áreas de comunicação visual e eventos, tais como jornalismo, publicidade, propaganda, ilustração, web designer, relações públicas, e também os que se interessem por teatro, cinema, fotografia, televisão, vídeos e games.

    As inscrições podem ser realizadas por meio do sítio: www.guerreirosdainclusao.blogspot.com.br. Também por meio do endereço eletrônico institutoguerreirosdainclusão@gmail.com.

    São requisitos para participar da formação de áudio-descritores ter no mínimo ensino médio, bom conhecimento da Língua Portuguesa e noções de informática.

    Serão ofertadas 60 vagas, sendo que 12 estão reservadas para pessoas com deficiência. Para as pessoas com deficiência visual, a formação é de consultoria em áudio-descrição. O curso é semipresencial com 40h divididas em aulas teóricas e práticas. São 20h presenciais, que acontecem durante o mês de agosto, e 20h virtuais a serem realizada em de 3 a 11 de setembro.

    O curso será ministrado no salão de eventos do Hotel Ponta Verde, que também é apoiador do curso e está oferecendo tarifas especiais para os cursistas que vem de outros Estados e se hospedarão em seus apartamentos.

    O investimento é de R$ 350,00, e poder ser pago por depósito bancário, transferência bancária, boleto bancário ou mesmo por cartão de crédito.

    Fonte: Ascom IGI

    ResponderExcluir
  2. Também estamos todos ansiosos, Fabrícia. Até segunda! Bjs

    ResponderExcluir